Arquivos Ace Attorney: Conheça Phoenix Wright!

Mar 12, 2019
2019 Mar 12
Dennys Michelassi

Com Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy chegando no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam em apenas algumas semanas, é um ótimo momento para novos “advogados” descobrirem o que torna esses jogos tão divertidos. Que tal começarmos conhecendo o advogado que começou tudo?

Phoenix Wright é um homem que não precisa de apresentações – afinal, seu nome está no título! Você provavelmente conhece o advogado de cabelo espetado, terno azul brilhante, distintivo dourado e, é claro, sua tendência de apontar pra tudo e gritar “OBJEÇÃO!” dramaticamente. Se você vai jogar pela primeira vez ou descobriu Wright por meio de suas aparições anteriores, confira o que você precisa saber sobre Phoenix para curtir ainda mais as aventuras no tribunal!

Phoenix fez sua primeira aparição em 2001 no jogo de Game Boy Advance 逆転è£åˆ¤(Gyakuten Saiban) – “Tribunal de Julgamentos”, em tradução livre. Quando os jogos foram trazidos para o Nintendo DS no ocidente, foram renomeados para Phoenix Wright: Ace Attorney, trazendo as aventuras de Ryuichi Naruhodo para um novo público e dando ao personagem um novo nome: Phoenix Wright.

Phoenix Wright: Ace Attorney começa com o primeiro caso de Phoenix em um tribunal, defendendo seu velho amigo Larry Butz contra acusações de assassinato. Embora Wright tenha tido bastante experiência como membro júnior dos escritórios de advocacia Fey and Co., é a primeira vez que assume a liderança na defesa, colocando em evidência o quão nervoso ele está no banco de defesa. Pior ainda, ele enfrentou Winston Payne, um homem apelidado de “Assassino de Novatos”. Armado com apenas seu distintivo, seu juízo e algumas evidências, cabe a Phoenix ficar de pé, defender seu amigo e salvar o dia no tribunal!

Este é o primeiro caso de Phoenix, e ele ainda tem muito a aprender sobre como apresentar uma defesa sólida, mas também destaca uma de suas maiores forças. Ao longo de seus casos, Phoenix acaba se tornando conhecido por sua habilidade especial de transformar uma situação ruim a seu favor, muitas vezes encontrando apenas a peça necessária para provar seu ponto ou pensar em todo o caso sob um novo ângulo. Bem… isso e sua constante pose dramática, golpes na mesa e, claro, enérgicas exclamações de “OBJEÇÃO!” contra os promotores.

Depois de um trágico incidente, Phoenix herda o escritório de advocacia Fey and Co. e começa a aceitar novos casos com a ajuda da irmã mais nova de Mia, Maya Fey. Conforme o tempo passa, a ideia de Phoenix sobre qual é o seu papel no tribunal muda; em vez de buscar cegamente a inocência de seu cliente, Phoenix entende que a busca pela verdade é o mais importante… mesmo que isso signifique descobrir fatos difíceis que nem ele nem seu cliente gostariam de enfrentar.

Ao longo dos três jogos originais de Ace Attorney, Phoenix torna-se um competente advogado de defesa, embora ele ainda possa ser perturbado pelas travessuras constantes de Maya, os suspeitos bizarros que vêm a ele por ajuda, e o elenco vibrante de promotores para detê-lo em cada turno. Ainda assim, ele encontra uma maneira de sorrir através de tudo, colocando sua crença inabalável em seus clientes e a verdade nos holofotes cada vez que ele entra na sala do tribunal. Eventualmente, Phoenix irá desvendar um caso que o assombrava desde seus dias de faculdade, envolvendo sua ex-namorada, seu mentor e um processo judicial que une o passado e o futuro… mas isso é uma história que você mesmo vai ter que descobrir jogando!

Você não terá que esperar muito mais pelo seu dia no tribunal. Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy chega no PS4, XB1, Switch e Steam em 9 de abril!